Após pesquisa com clientes, ENEL São Paulo lança novo layout da conta de energia
03/09/2024 | Outro autor
A partir de setembro, os clientes da Enel Distribuição São Paulo passam a receber a conta de energia com layout mais moderno e com informações estruturadas. O novo modelo conta com informações prioritárias em destaque logo no topo da fatura, com objetivo de facilitar a visualização e manter a comunicação direta com o consumidor. Este trecho da conta contém avisos sobre atrasos, possíveis cortes de energia por falta de pagamento e outras informações de interesse do cliente.
“O objetivo da mudança é ajudar o consumidor a encontrar as informações que mais importam com rapidez. Um dos exemplos é o aviso de conta vencida (sem pagamento) do mês anterior. Antes, a informação ficava bem na parte de baixo da conta, mas após pesquisa realizada com os clientes, foi feita a mudança para o topo e em destaque”, explica Tatiana Celani, responsável pelo setor de Felicidade do Cliente da Enel Brasil.
A nova conta vai manter um campo reservado com QR Code para possibilitar o pagamento via PIX. Outros meios de pagamento continuarão ativos para o consumidor, que poderá escolher os canais de sua preferência, como débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
O boleto bancário que compõe a fatura está em tamanho menor e segue nos modelos Enel, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco. Para evitar fraudes, quando o boleto for emitido pelos bancos, o cliente sempre deve conferir, antes de fazer o pagamento, se o beneficiário está em nome de Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A. (razão social da Enel SP) e confirmar o CPNJ 61.695.227/0001-93.
“As mudanças refletem parte do nosso esforço contínuo para melhorar o relacionamento com o cliente, entregando informações relevantes e de fácil compreensão, com total transparência. Queremos que a fatura seja cada vez mais uma ferramenta de gestão, não apenas do consumo mensal de energia, mas desse relacionamento como um todo”, afirma André Oswaldo, diretor de Mercado na Enel Distribuição São Paulo.
Por enquanto, a nova conta será entregue durante a visita mensal do leiturista, na versão impressa. No futuro, a distribuidora pretende replicá-la na versão online para ser enviada por e-mail. Nos próximos meses, o modelo também será adotado na área de concessão dos estados do Rio de Janeiro e do Ceará.
Continuam presentes no novo modelo as informações com as quais os consumidores estão habituados. Para aqueles que não têm o costume de fazer a leitura da fatura por desconhecer os dados disponíveis, a Enel SP explica como entender a conta.
Para entender a conta
Todas as contas de luz trazem informações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e há dados que sempre são usados no contato do cliente com a companhia de energia. Na fatura emitida pela Enel Distribuição São Paulo, o cliente deve ficar atento ao número da instalação, pois esta informação é solicitada nos contatos com a concessionária.
O consumidor deve verificar se dados como nome e endereço estão corretos. Isto evita, por exemplo, quitar uma conta de outro titular que tenha sido endereçada por engano. Os campos referentes ao mês de consumo, valor a ser pago e a data de vencimento estão bem destacados. Na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, convém conferir se o valor a ser debitado é o mesmo indicado na conta.
A fatura sempre apresenta os dados do medidor de consumo e as datas em que as leituras são realizadas. Gráficos em formato de barra indicam o consumo de energia dos últimos 12 meses. De fácil visualização, este campo permite uma rápida leitura visual, alertando para variações no padrão de consumo da unidade.
Na sequência, há informações sobre a bandeira tarifária, sistema de cobrança definido pela Aneel que reflete os custos adicionais causados por eventual necessidade de acionamento de usinas termelétricas.
• Bandeira Verde indica que durante o mês não houve alterações nas tarifas de consumo e as condições para produzir energia elétrica estão moderadas.
• Bandeira Amarela aponta um primeiro sinal de alerta e um aumento de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
• Bandeiras Vermelhas indicam urgência para economia de energia e são divididas em duas categorias: Patamar 1 e 2, correspondentes a acréscimos de, respectivamente, R$ 4,463 a R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos
Há ainda outros itens que compõem a tarifa, como impostos, custos de geração e distribuição de energia, por exemplo, que aparecem na conta como “Resumo da sua conta”. Para quem preferir conferir as informações online, basta acessar a qualquer momento a ferramenta “Entenda sua Conta”, no site ou no app da Enel, que permite fazer comparações da fatura do mês com as anteriores e analisar cada componente, como consumo diário, dias de leitura, encargos, entre outras informações.
Acesse: https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/autenticacao/tipo-de-acesso
Para solicitar envio da 2ª via da conta, os clientes da Enel Distribuição São Paulo podem entrar em contato pelo aplicativo Enel São Paulo, que pode ser baixado gratuitamente, para IOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br); ou podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.
Acesse, para mais informações: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/2-via-conta-de-luz.html